Novo plano da Alitalia coloca Brasil entre prioridades

Novo plano da Alitalia coloca Brasil entre prioridades



Gabriele Del Torchio, novo CEO da Alitalia, anunciou nesta semana o plano estratégico da área para o período entre 2013 e 2016 e a nova missão da companhia. Com isto, o grupo pretende responder às mudanças no mercado de aviação, que nos últimos anos, tem notado uma redução acentuada em sua demanda do mercado doméstico, contra o crescimento no mercado internacional, com destaque para América do Sul e do Norte, Oriente Médio e Leste da Europa. Entre as rotas internacionais que receberão reforço, destaque para Brasil e Estados Unidos.

O plano prevê um aumento na receita das atividades em outros continentes, que atualmente garantem 50% da receita total do grupo, o que permite, ressalta a empresa, que a mesma seja uma das principais responsáveis pela contribuição à balança de pagamentos na Itália. O plano foco nos três principais negócios do grupo - Alitalia, Air One e Alitalia Loyalty, esta fundada no final de 2012 para o desenvolvimento e aprimoramento do programa MilleMiglia. São quatro estratégias principais, cujo objetivo é recuperar a produtividade da companhia.

Desenvolvimentos das atividades intercontinentais - Para sustentar o desenvolvimento das redes intercontinentais, seis novas aeronaves devem ser introduzidas até 2016. Em outubro, 10 Airbus A330 começarão a ser reconfigurados, ação que deve ser concluída até o ano que vem. O lançamento de novas rotas vai considerar um fortalecimento da presença da Alitalia na América do Norte e do Sul, especialmente Estados Unidos e Brasil, além do Japão e da península árabe.

As novas rotas intercontinentais serão introduzidas entre o inverno europeu deste ano e o do ano que vem. São elas Seul, Santiago do Chile, São Francisco e Joanesburgo a partir de Roma. Shanghai, Abu Dhabi e Osaka a partir de Milão Malpensa; Tóquio a partir de Veneza.

Paralelo ao desenvolvimento das rotas de longas distância, A Alitalia pretende expandir sua presença nos países que são hoje insuficientemente servido, com o reforço das parcerias comerciais já existentes. A empresa também quer aumentar seu market share em países com forte presença de comunidades italianas, como Canadá, Estados Unidos, Brasil, Argentina, Uruguai, Africa do Sul e Austrália.

O projeto Re-Hubbing, por sua vez, no hub de Fiumicino, será lançado em outubro, para a temporada de inverno europeu 2013-2014. O processo consiste em reorganizar e otimizar o tempo de slots para voos domésticos, internacionais e intercontinentais, de e para Roma Fiumicino.

Novas funções para Alitalia e Air One - Outra linha estratégica diz respeito a redefinição dos planos para Alitalia e Air One, considerando as rotas de curta e média distância. A Air One terá bases na Sicília, Nordeste da Itália e Pisa. Ela terá dois níveis de serviço e tarifa - Easy e Plus. Os passageiros da linha Easy poderão customizar suas viagens escolhendo serviços adicionais. Haverá aumento na oferta nesses destinos italianos.

Já a Alitalia reforça suas operações internacionais no hub de Roma Fiumicino e em nos aeroportos de Milão e Malpensa. Os slots usados para Roma-Milão-Roma serão reposicionados para novas conexões point-to-point internacionais. Novos voos de Milão para Copenhague, Budapeste, Viena, Estocolmo, Helsinki, Malta, Tallinn, Praga e Varsóvia serão introduzidos. Vai operar ainda de Malpensa para destinos não europeus, como Cairo, Tunis, Moscou e Tirana.

Outros possíveis próximos destinos para Alitalia são Nuremberg, Lviv, Bordeaux, Skopje, Zagreb, Sarajevo, Ankara, Marrakech, Misurata, Minsk, Basel, Marselha, Rostov, Pristina, Damasco, Erbil.

Busca de novos parceiros - A terceira estratégia é voltada para a identificação de novas parcerias e fortalecimento das existentes. O objetivo é criar sinergias e contribuir para a satisfação do cliente. O plano também inclui a introdução e desenvolvimento de conexões intermodais, entre a aviação e trens de alta velocidade.

Alitalia Loyalty - A quarta e última estratégia é tornar a Alitalia Loyalty um negócio separado, para dar mais rentabilidade ao resto do grupo. Ela também traça um aumento no número de membros do programa MilleMiglia, desenvolvimento de novas formas de acúmulo de milhas em voos e outros serviços, entrada do programa em uma aliança com muitos programas de fidelidade, para aumentar as chances de ganhar milhas, e desenvolvimento de novas formas de comunicação e marketing.


09 de Julho de 2013

OK
Escola de Aviação e Idiomas Salgado Filho
Rua Conceição, 642 - Centro - São Leopoldo/RS
Tel: (51) 3590.1998 / (51) 992990827
salgadofilho@salgadofilho.com
Entre em Contato