Conheça a carreira de Comissário de Voo

Profissionais são fundamentais para a operação das aeronaves e segurança do voo.

“Tripulação, portas em automático”. “Senhoras e senhores, bem-vindos ao voo [...] Solicitamos que permaneçam sentados com os cintos de segurança afivelados, até que se apaguem os sinais luminosos”.

Para quem costuma voar pelo Brasil, essas frases fazem parte do cotidiano. Todas elas estão diretamente ligadas com a profissão do comissário de bordo, um dos principais agentes de segurança de voo — confira as artes abaixo e veja como seguir a carreira.

Quem acha que os comissários são apenas aquelas pessoas que passam servindo o “lanchinho” ou as refeições no meio do voo está muito enganado. O comissário de voo é o auxiliar direto do comandante da aeronave, “encarregado do cumprimento das normas relativas à segurança e atendimento dos passageiros a bordo e da guarda de bagagens, documentos, valores e malas postais que lhe tenham sido confiados pelo comandante”, segundo aponta a lei.

Aos comissários cabe muito estudo e treinamento, principalmente na área de segurança. Mas não que se “espere usar, mas, se for necessário, já se sabe como agir”, destaca Luis Marra, comissário e instrutor na TAM.

— A nossa função principal a bordo, que felizmente não aparece, é cuidar da segurança dos clientes [da companhia aérea] e do voo. É por isso que tem um tripulante lá. De repente, o serviço de bordo você poderia ter um armário onde você escolhe a garrafa que você quer, escolhe o lanche que você quer e ok.

Marra destaca, entre as funções que cabem ao comissário, uma situação em que um passageiro entrou para fumar no banheiro da aeronave. Ao sair, o comissário percebeu o cheiro de cigarro e foi checar o cesto do banheiro, que estava com a bituca ainda acessa. “Graças ao treinamento dos comissários, nada aconteceu”, destaca Marra.

Dia a dia

Viajar para vários destinos e conhecer o mundo é uma das principais perspectivas dos aeronautas. Mara Corrêa, diretora da Escola Salgado Filho, no RS, destaca que, “como dizem os comissários, a janela do nosso escritório sempre dá para o céu”.

— A rotina é que o comissário sempre trabalha dentro de uma aeronave, mas o diferencial é que o equipamento de voo pode variar, assim como as cidades que viaja são diferentes, os passageiros são diferentes, não tendo então uma rotina como um trabalhado mais administrativo.

De maneira bem simplificada, a rotina de um comissário pode ser dividida nas seguintes etapas:

 

1) Briefing — Reunião entre os tripulantes da aeronave para discutir as necessidades do voo;
2) Checagem da aeronave — Os comissários checam a aeronave para verificar se está tudo de acordo com as normas de segurança;
3) Embarque — Os comissários observam e cumprimentam todos os passageiros, atendendo às suas necessidades;
4) Checagem — Últimas checagens antes da decolagem; verificar se todos os passageiros estão confortáveis etc;
5) Decolagem — São feitas as falas (como as do começo da matéria) e os últimos procedimentos antes da decolagem em si;
6) Atendimento — É o tradicional serviço de bordo além dos atendimentos às demais necessidades dos passageiros;;
7) Pouso — Nova série de procedimentos para garantir a segurança do pouso.

“As escalas das empresas aéreas normalmente são mensais, então no final do mês anterior é recebida a escala do próximo mês e assim os profissionais sabem quais serão seus dias de trabalho e para onde irão, podendo às vezes haver alterações. Para a profissão existe uma regulamentação em relação às horas voadas no mês, que não pode ultrapassar a 85 horas mensais, além do número mínimo de folgas, horas voadas no dia, tempo de repouso, férias, escala sobre aviso e demais benefícios”, destaca Mara.

Treinamento

Antes de trabalhar nas empresas aéreas, é preciso realizar um curso específico para exercer a função de comissário de voo. As escolas onde este curso será aplicado devem ser homologadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Mara Corrêa, diretora da Escola Salgado Filho, no RS, afirma que “o comissário  é um agente de segurança do voo, responsável pela segurança e tranquilidade do passageiro durante todo a viagem”.

— As disciplinas trabalhadas no curso já preparam o aluno para este trabalho, bem como ao ser admitido em uma empresa aérea, passa novamente por todo treinamento, observação em voo e atendimento padrão da empresa que está sendo admitido.

Entre as principais matérias do curso, Mara destaca as seguintes:

— Emergências a bordo
— Primeiros socorros
— Sobrevivência na selva, no mar e no gelo
— Navegação aérea, meteorologia
— Segurança de voo
— Regulamentação
— Sistema de aviação civil
— Conhecimentos básicos sobre aeronaves

Esse conteúdo pode variar um pouco entre as escolas, mas todos seguem a regulamentação Manual de curso de comissário de voo MCA 58-11, da Anac.

Na companhia aérea Azul, por exemplo, os treinamentos são ministrados na UniAzul (Centro de treinamentos da Azul) com duração de até 40 dias. A empresa conta hoje com 2.200 comissários. Na TAM, os futuros comissários treinam Academia de Serviços Cmte. Adolfo Rolim Amaro, em São Paulo. A Gol destaca que, para chegar ao topo da carreira, o tempo varia muito, de acordo com a demanda e oportunidades do mercado.



28 de Março de 2016

OK
Escola de Aviação e Idiomas Salgado Filho
Rua Conceição, 642 - Centro - São Leopoldo/RS
Tel: (51) 3590.1998 / (51) 992990827
salgadofilho@salgadofilho.com
Entre em Contato