Aeroportos terão reforços 'antiapagão' a partir de quinta-feira

Aeroportos terão reforços 'antiapagão' a partir de quinta-feira

Aeroportos terão reforços 'antiapagão' a partir de quinta-feira
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) terá fiscalização reforçada nos principais terminais do país

Para garantir um fim de ano tranquilo aos mais de 17 milhões de passageiros que passarão pelos aeroportos brasileiros em dezembro, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) terá fiscalização reforçada nos principais terminais do país. A preocupação é evitar o caos de atrasos e filas, já que a expectativa é de aumento de 8% no fluxo em relação ao mesmo mês de 2011. A agência dobrou o número de aeroportos sob fiscalização, aumentou o número de funcionários, e determinou que as companhias aéreas operem com todos os guichês para desafogar o fluxo.

A operação especial começa nesta quinta-feira e segue até 14 de janeiro. Ao todo, 290 funcionários da Anac trabalharão nos terminais para fiscalizar as companhias e orientar os passageiros. As equipes da Polícia Federal, Receita Federal e Infraero - responsável pela operação de nove dos 12 terminais fiscalizados - também serão ampliadas nos terminais de Guarulhos, Viracopos (Campinas) e Brasília.

— O transporte aéreo já é um transporte de massa, superando desde o ano passado o movimento das rodoviárias para destinos interestaduais — afirmou o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt.

— Estamos preparando atuação conjunta para que possamos funcionar de maneira estruturada e organizada. ê uma garantia de que teremos um final de ano com atendimento de qualidade para a população — disse Bittencourt.

O reforço da fiscalização ocorrerá ainda no Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Congonhas, em São Paulo; Confins (MG); Salvador (BA); Fortaleza (CE); Recife (PE); Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). Em 2011, apenas seis aeroportos participaram da operação especial.

Entre 2008 e 2012, o aumento no fluxo de passageiros corresponde a 75%. Apesar da alta no movimento, os atrasos têm diminuído, segundo a Anac. Até novembro, 10,5% dos voos partiram com atrasos e 4,6% foram cancelados - em igual período de 2011, o porcentual foi de 13,6% e 4,8%, respectivamente.

Empresas

As companhias aéreas se comprometeram com a Anac a operar todos os guichês de check-in nos aeroportos, além de reforçar as equipes de atendimento ao passageiro. A medida gerará um aumento de entre 10% e 12% nas equipes das companhias, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

As companhias devem evitar a prática de overbooking, quando são vendidos mais bilhetes que a capacidade dos voos, e terão de antecipar a manutenção preventiva das aeronaves. Também estarão disponíveis entre sete e 11 aeronaves extras para substituição em caso de problemas nas principais companhias.

Após demitir 850 funcionários e encerrar as operações da Webjet, a Gol informou que vai suspender as férias dos funcionários no final de ano para atender à demanda dos passageiros. A companhia também dobrará o número de quiosques de autoatendimento nos terminais de maior movimento - Santos Dumont e Galeão (RJ); Guarulhos e Congonhas (SP); Brasília; e Porto Alegre.

AGÊNCIA ESTADO


12 de Dezembro de 2012

OK
Escola de Aviação e Idiomas Salgado Filho
Rua Conceição, 642 - Centro - São Leopoldo/RS
Tel: (51) 3590.1998 / (51) 992990827
salgadofilho@salgadofilho.com
Entre em Contato